segunda-feira, 24 de outubro de 2016

49 Institutos Federais ocupados contra a PEC 241


Não são apenas os estudantes secundaristas do Paraná que estão dando um grande exemplo de luta com a ocupação de 800 escolas: em todo o país, nos IF, está se espalhando a mobilização com ocupações contra a PEC 241, além de se posicionarem contrários à Reforma do Ensino Médio (MP 746) e o Projeto Escola Sem Partido (PLS 193).
O Esquerda Diário esteve ontem no campus de Realengo do IFRJ, o primeiro a ser ocupado no país, e conversou com os estudantes sobre o movimento. Eles disseram que logo após a votação na Câmara deliberaram pela ocupação do campus em uma assembleia com mais de metade de todos os alunos matriculados (foram cerca de 300 e o campus tem 657 matriculados), e na manhã seguinte já colocaram em prática a resolução.
Eles gravaram um vídeo falando sobre o movimento, que divulgaremos em breve, e declararam total apoio e solidariedade à mobilização no Paraná.
O nível de solidariedade manifestado pela população no entorno do campus é impressionante, e podia ser visto pelas doações de alimentos feitas para os estudantes no refeitório no local.
Eles afirmaram que cozinham diariamente refeições para cerca de 200 ocupantes, contrariando a direção do Instituto que havia negado a abertura de um Restaurante Universitário no campus alegando a inviabilidade de fornecer, com a estrutura disponível, alimentação suficiente para atender a demanda dos estudantes.
A ocupação de Realengo também conta com uma agenda de atividades culturais, debates políticos e aulas públicas em que participam não apenas os estudantes do campus, mas também convidados de movimentos sociais e artistas.
Os estudantes de Realengo – o campus conta com os cursos de Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – presta atendimento para a população, e, portanto, a aprovação definitiva da PEC afetará não apenas a formação deles, mas também o serviço de extensão, como o que prestam para o abrigo localizado em frente ao campus, que atende mulheres soropositivo moradoras de rua.
Funcionários e professores têm se solidarizado ativamente com o movimento, e até mesmo o reitor da IFRJ compareceu ao local, e em seguida a reitoria se manifestou por meio de nota oficial afirmando que “as manifestações realizadas em alguns campi da instituição são legítimas em um Estado democrático de direito, não cabendo nenhum tipo de cerceamento ao livre direito de expressão.”
Apesar de afirmarem estar em contato com as demais instituições ocupadas pelo país, não há ainda nenhum tipo de coordenação das instituições ocupadas em luta. É possível acompanhar mais sobre a ocupação do IFRJ de Realengo em sua página no Facebook.
Veja abaixo a lista de IFs ocupados pelo Brasil até o momento:
IF Alagoas: 3 campi
campus Satuba
campus Santana do Ipanema
campus Marechal
IF Bahia: 3 campi
campus Valença
campus Paulo Afonso
campus Conquista
IF Brasília: 3 campi
campus Samambaia
campus Estrutural 
campus São Sebastião
IF Catarinense: 2 campi 
campus Rio do Sul 
campus Araquari
IF Espírito Santo: 2 campi
campus São Mateus
campus Cachoeiro de Itapemirim
IF Farroupilha: 8 campi
campus Alegrete
campus Frederico Westphalen
campus Júlio de Castilhos
campus Panambi
campus Santo Augusto
campus São Borja
campus São Vicente do Sul
campus Santa Rosa
IF Goiás: 5 campi
campus Águas Lindas de Goiás
campus Anápolis
campus Valparaíso
campus Goiânia
campus Goiânia Oeste
IF Goiano: 1 campus
campus Iporá
IF Norte de Minas Gerais: 2 campi
campus Januária
campus Salinas
IF Paraíba: 2 campi
campus João Pessoa
campus Guarabira
IF Pernambuco: 2 campi
campus Olinda
campus Petrolina
IF Rio de Janeiro: 3 campi
campus Duque de Caxias
campus Realengo
campus Nilópolis
IF Rio Grande do Norte: 8 campi
campus Ceará Mirim
campus Central
campus João Câmara
campus Parnamirim
campus Rocas
campus Santa Cruz
campus São Gonçalo do Amarante
campus Zona Norte
IF Rio Grande do Sul: 2 campi
campus Restinga
campus Osório
IF Sertão Pernambucano: 1 campus
campus Ouricuri
IF Sul-Rio-Grandense: 1 campus
campus Pelotas
Total:49 campi

Nenhum comentário:

Postar um comentário