Refletir sobre a paternidade no exercício do cuidado é o foco da segunda edição da Revista Bem Cuidar. Mais do que falar do papel do homem, a publicação evidencia, por meio de múltiplos personagens e pesquisas, que ao se envolver pré, durante e pós gestação, o pai garante um impacto positivo, não apenas na vida da criança (incluindo, aí, adultos mais responsáveis), como no bem-estar da mulher, no combate à violência doméstica e na sua própria saúde.
“Falar de paternidade é falar de uma revolução das percepções e das relações. É um ato afirmativo que responde de modo prático e existencial a grande crítica dos movimentos feministas e de defesa da direito”, argumenta o coordenador-geral da revista, Fabio Paes, presidente do CONANDA e assessor nacional de Advocacy da Aldeias Infantis SOS Brasil.
Para além do especial, a Bem Cuidar também apresenta um panorama sobre os conflitos por terras em ocorridos no Mato Grosso do Sul e como eles têm afetado a vida de povos indígenas na região, que lutam, de forma desigual, por demarcações contra ruralistas, desnutrição infantil e a precariedade da vida em assentamentos.
Outro conteúdo de destaque aponta como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se relacionam diretamente com a defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, a sociedade civil organizada mostra como pode ser unir para exigir e monitorar o governo brasileiro no cumprimento de seus compromissos com a Agenda 2030, da qual é signatário.
Realizada pela Aldeias Infantis SOS Brasil, a publicação tem como sustentação editorial um movimento de organização sociais, gestores públicos, movimentos, acadêmicos e profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, que contribuem para seu conteúdo. Gratuita, ela também tem como objetivo ser uma ferramenta de reflexão e formação de todos os profissionais que trabalham por um desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens mais saudável, afetuoso, participativo e protetor.
Fonte: Bem Cuidar
Nenhum comentário:
Postar um comentário