sexta-feira, 3 de março de 2017

Jornalista Amigo da Criança

Criado em 1997, o projeto Jornalista Amigo da Criança resulta em uma rede de 376 profissionais com capacidade de interferênciaqualitativa e quantitativa na produção da mídia nacional. Esta, e a ética no exercício profissional, são característicasinalteradas das titulações que, a partir de 2012, acompanha o reposicionamento de atuação da ANDI – Comunicação e Direitos. A resignificação da ex- Agência de Notícias dos Direitos da Infância estendeu o envolvimento do trabalho de interlocuçãoconstante com as redações brasileiras, monitoramento de mídia e relacionamento acadêmico aos temas dainclusão e sustentabilidade e políticas de comunicação.
Assim, nas escolhas anteriores a 2012, além do posicionamento ético, a elaboração de matérias com incidência direta napromoção e defesa dos direitos da infância e adolescência foi o critério básico para a seleção. Na seleção de 2012, foramselecionados 20 jornalistas que se destacam não só por essa atividade, mas também pelas matérias freqüentes nas áreasde defesa dos direitos humanos, e da capacidade de incidir na Agenda Social.
A cada titulação, os jornalistas são homenageados em cerimônia em Brasília. Uma vez diplomado, o profissional de comunicaçãopassa a contar com um amplo trabalho de suporte oferecido pela ANDI, agências das redes ANDI e organizaçõesparceiras na defesa dos direitos infanto-juvenis. Envio de publicações especializadas, apoio técnico em investigaçõesjornalísticas, fornecimento de dados, orientação sobre abordagens e recomendações de fontes de informação são algunsdos benefícios.
Desde maio de 2012 o projeto conta com um canal específico de interação para esta rede de profissionais, o Blog Direitos, Infância e Agenda Pública (http://blog.andi.org.br/).
O projeto Jornalista Amigo da Criança conta com o patrocínio da Petrobras e apoio do Unicef.
O logotipo da campanha é assinado por Ziraldo.
Objetivos
A permanência do projeto propicia o crescimento de uma rede qualificada de profissionais aptos a incidir na Agenda social,de forma a contribuir para o desenvolvimento do País com democracia, igualdade e justiça social.
Ao mesmo tempo, favorece a especialização dos jornalistas diplomados, e a capacidade de negociação, nas redações, detemas específicos das agendas da inclusão e sustentabilidade, dos direitos humanos, e das políticas de comunicação.
A presença dos Jornalistas Amigos da Criança nas redações dos 80 maiores meios de comunicação do País garante, pelaliderança que exercem, o efeito multiplicador dos temas que abordam para os seus colegas de trabalho.
Benefícios:
O projeto oferece constantemente aos titulados oportunidades de aperfeiçoamento, treinamento e capacitação. Além disto, a ANDI apóia o trabalho dos Jornalistas Amigos da Criança, sugerindo pautas e fontes para a produção de matérias.
A prioridade na informação original captada pela ANDI também é assegurada, primeiro aos profissionais reconhecidoscom o título, para depois ser retransmitida ao público da ANDI. Os Jornalistas Amigos da Criança também são convidados aseminários e palestras organizados pela ANDI, bem como participam de encontros específicos em faculdades de comunicação,tendo a oportunidade de contar e multiplicar suas experiências para futuros profissionais da área.
Fonte: Andi

Nenhum comentário:

Postar um comentário